sábado, 5 de outubro de 2013

VIDEO - VIDA MARIA - AFAZERES DOMÉSTICOS EM REGIME DE EXPLORAÇÃO

Apresentando pela primeira vez em Conselheiro Lafaiete pela Assistente Social Elaine em encontro memorável promovido pelo Centro Adolescente Ativo na época situado na Rua Barão de Sassuí, reunindo a primeira turma do programa APRENDIZ LEGAL, empresas e familiares, o vídeo trouxe à tona o problema da exploração de crianças e adolescentes em afazeres domésticos em regime de exploração que é proibido por LEI.

Não devemos confundir com os afazeres domésticos em regime de colaboração com outros membros da família em que o nível de participação da criança vai aumentando de acordo com a idade, neste caso não há qualquer proibição por ser atividades consideradas salutares.

Entretanto, quando a criança assume responsabilidades de adulto dentro do lar, como afazeres domésticos que é cansativo para o próprio adulto, bem como determinar que crianças tomem conta de outras crianças estamos diante de verdadeira exploração da criança e adolescente por subterfúgio de afazeres domésticos se retiram direitos como o de estudar e brincar.

Temos como Conselheiros de Direito lutar para que todos um dia possam valorizar o estudo  que é uma atividade nobre e necessita de dedicação e preparo. O Estudo consiste em dedicação séria que causa desgaste e necessita de repouso e alimentação para sua plena dedicação, totalmente incompatível é estudar e trabalhar, notadamente na infância e adolescência.

Recomendamos a todos que vejam o vídeo cujo link esta na parte superior do nosso blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário