quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conselho Delibera pela Implantação de unidade de tratamento multidisciplinar para Adolescentes e Crianças Usuários de Drogas

Na Sessão 225ª a plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente deliberou após meses de discussão pela aprovação de Resolução determinando ao Município que crie e mantenha unidade de tratamento multidisciplinar que acolha crianças e adolescentes dependentes químicos.
 
A deliberação foi tomada após inúmeros pedidos de Entidades alertando sobre as dificuldades de adolescentes e crianças de deixarem o vício que desestabiliza toda a estrutura familiar cujo tratamento químico unilateralmente hoje realizado no CAPs não demonstra qualquer eficácia na solução do problema, sendo apenas  a desintoxicação uma etapa do tratamento.
 
Conforme entendimento dos Conselheiros de Direito da Criança e Adolescente não existe equipamentos públicos que amparam a causa e propicie a saída do vício por crianças e adolescentes. O tratamento deve ser coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência social em parceria com outros setores, porém, o apoio sócio-assistencial mostra-se mais relevante e significativo para o tratamento.
 
A desintoxicação, psicoterapia, terapia ocupacional e assistência social fazem parte da abordagem multidisciplinar necessária para superação do vício, até mesmo o componente religioso é indispensável para a plena recuperação, sendo necessário a previsão de leitos nesta unidade.
 
A Redação da Resolução aprovada será apreciada na próxima sessão designada para o dia 7 de outubro de 2013, e após remitida para o Chefe do Executivo e Câmara Municipal.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário